Realizar a manutenção preventiva do sistema de pressurização de escada é fundamental porque é por meio da escada pressurizada que os ocupantes de uma edificação podem abandonar o prédio em segurança, caso ocorra um princípio de incêndio.
O que é a pressurização de escadas?
Mais do que uma passagem, as escadas também fazem parte da rota de fuga no caso de um incêndio, o que as torna ainda mais importantes no combate às chamas. Para garantir a segurança das pessoas que circulam pelo local, existem normas que devem ser seguidas e, em alguns casos, a escada pressurizada é indispensável.
A escada pressurizada conta com um ventilador mecânico, que deve ter um gerador próprio. Isso porque, se houver queda de energia, o sistema não pode ser prejudicado. Ele é acionado sempre que ocorre uma emergência e o alarme de incêndio dispara. O ventilador tem a missão de insuflar ar na escada, promovendo uma pressão positiva. Em outras palavras, a diferença entre a pressão interna e a externa é o que impede que a fumaça chegue à escada, mesmo quando a porta corta-fogo é aberta.
O sistema de pressurização das escadas pode ser de um ou dois estágios. Ou seja, a escada pode ser pressurizada somente em casos de incêndio ou de forma contínua (porém leve), respectivamente. Em ambos os casos, o sistema de alarme sinaliza o início das chamas e aciona o sistema. O ar insuflado deve ser puro e, por isso, a pressurização conta com venezianas e filtros de ar. Eles têm a missão de garantir que o ar do ambiente fique livre de quaisquer partículas tóxicas.
Para solicitar um orçamento, chame no Whats:
Comments